08 de Junho, 2020

Florais e mais Práticas Integrativas na Assistência à COVID-19

Florais e mais Práticas Integrativas na Assistência à COVID-19
O Conselho Nacional de Saúde (CNS) aprovou uma recomendação para que gestores públicos usem e divulguem Práticas Integrativas e Complementares (PICs), incluindo a Terapia com Florais, na assistência ao tratamento da COVID-19, como já divulgamos recentemente por aqui.
A Folha de São Paulo destacou este assunto na seguinte reportagem na última semana: Conselho de Saúde recomenda florais, homeopatia e reiki para ajudar no tratamento da COVID-19. Trazemos na sequência os principais pontos do texto de Cláudia Collucci, publicado em 28 de Maio de 2020.
O uso das práticas alternativas é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). No contexto da pandemia, também já temos essa recomendação no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que criou um observatório especialmente sobre as mesmas, o ObservaPICS (http://observapics.fiocruz.br/). Recentemente, a fundação lançou uma coleção sobre o Cuidado Integral na COVID-19, onde irá trazer as diferentes práticas integrativas que tiveram sucesso em cenários similares de sofrimento. A publicação nº 1 da coleção já ocorreu e trata-se do caderno sobre a Terapia Floral e seu uso em tempos de pandemia, já que esta é uma terapia que apresenta resultados evidentes no autocuidado, bem como no equilíbrio mental e emocional (traremos um texto completo em breve sobre esta cartilha).

Como a reportagem destaca, a fala do conselho é que as PICs são complementares ao atendimento, sendo práticas que já estão no rol do Ministério da Saúde e que são amparadas por evidências científicas.
A recomendação nº 41 do CNS, publicada no último dia 21 de Maio, é importante também para pós-COVID-19, pois as práticas integrativas podem ajudar as pessoas a melhorar o estado geral de saúde.

O Conselho Nacional de Saúde destaca ainda o crescente número de profissionais da área, incluindo médicos e enfermeiros, que vêm trabalhando com as PICs e estudando as mesmas. Além disso, vários municípios já estão aprovando leis que garantam a ofertas dessas práticas à população.

O QUE É BARRAS DE ACCESS?
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
uma nova ferramenta quântica de expansão da consciência

07 de Abril, 2020

SAÚDE E CURA ATRAVÉS DE ENERGIAS E FREQUÊNCIAS
SAÚDE E CURA ATRAVÉS DE ENERGIAS E FREQUÊNCIAS
No seu nível mais elementar a realidade física é sustentada por vib...

25 de Julho, 2016

HIPOCLORIDRIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
HIPOCLORIDRIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Uma queixa muito frequente em meu consultório de Nutricionista/Terape...

27 de Julho, 2016

  • Cada vez mais empolgada com esses vídeos esclarecedores para as diversas dúvidas no uso dos frequenciais. Especialmen...
    24 de Junho, 2020
  • LIVE - FISIOQUÂNTIC

    DRA. ISABEL DE PAULA FREGNANI As informações que adquiro através da Revista são essenciais para a minha prática...
    20 de Junho, 2020
  • LIVE - FISIOQUÂNTIC

    LUCIANA KOZAKA DE MATTOS Farmacêutica acupunturista. CRF817274. Meu comentário: Gratidão aos professores que ampl...
    20 de Junho, 2020
Curso de Formação em Saúde Quântica