08 de Junho, 2020

O Emprego da Terapia Floral no Contexto da Atual Pandemia

O Emprego da Terapia Floral no Contexto da Atual Pandemia
As Práticas Integrativas e Complementares (PICs), reconhecidas pelo Ministério da Saúde e implantadas no SUS desde 2006, são muito importantes como um recurso na preservação do autocuidado. Assim, são um recurso válido no alívio de condições estressoras associadas ao isolamento social, como estratégia complementar de fortalecimento do sistema imunológico ou mesmo uma forma de cuidar de pessoas em recuperação.
A Terapia Floral constitui uma dessas práticas. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1956, por tratar questões voltadas à melhoria do bem-estar e, consequentemente, à saúde, faz parte das PICs ofertadas pelo SUS desde 2018. É um instrumento importante que pode ser utilizado no contexto da pandemia atual para a redução do medo, ansiedade, estresse, sensação de isolamento, por exemplo.
O precursor da Terapia Floral é o médico inglês Dr Edward Bach, que em 1930 começou a estudar a ação do orvalho das flores e a avaliar o ser humano como um campo vibratório de forças com intenso trânsito energético. Essa visão é alicerçada hoje nos estudos da Física Quântica, disseminados mundialmente nos últimos anos.
No contexto da atual pandemia provocada pelo novo coronavírus ou SARS-Cov-2, os florais podem atuar harmonizando pensamentos e sentimentos, tais como ansiedade, medo, tristeza, fobias, raiva, sentimento de culpa, baixa autoestima, pânico, estresse psicológico, entre outros. A eliminação dessas condições torna-se ainda mais importante neste momento, uma vez que pessoas deprimidas têm o seu sistema imunológico enfraquecido, sendo mais suscetíveis ao contágio de doenças, inclusive a COVID-19.
O ObservaPICS (Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde) publicou recentemente uma revisão sobre a terapia floral onde descreve as evidências científicas apresentadas nos trabalhos publicados nos últimos 14 anos, ou seja, desde 2006 quando as PICS foram implantadas no SUS. Em um dos trabalhos, realizado no Brasil com pessoas ansiosas, o uso dos florais levou a menor irritação e impaciência com situações, melhora do sono, além de deixar os indivíduos mais calmos e com melhor clareza de ideias e concentração. Vários outros estudos analisados demonstraram efeitos positivos na diminuição da ansiedade.
A terapia floral utiliza a energia proveniente das flores para o equilíbrio energético de qualquer pessoa, promovendo a restauração da paz, harmonia, integração, individualidade do ser e bem-estar, por proporcionar a diminuição dos estados de sofrimento e desgaste físico e mental.
As essências florais não têm impacto direto sobre a bioquímica do corpo, não são alimentos, medicamentos farmacêuticos ou drogas psicoativas. Não interferem na ação dos mesmos, pois não possuem princípios ativos. Atuam por princípios biofísicos, promovendo o equilíbrio energético do que se encontra desestabilizado e levando assim à melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, à saúde.

REFERÊNCIAS:
ARAÚJO, C. L. F.; da SILVA, M. J. P.; BASTOS, V. D. Terapia Floral: Equilíbrio para as Emoções em Tempos de Pandemia. Cuidado Integral na COVID-19, n. 1, 2020.
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
uma nova ferramenta quântica de expansão da consciência

07 de Abril, 2020

SAÚDE E CURA ATRAVÉS DE ENERGIAS E FREQUÊNCIAS
SAÚDE E CURA ATRAVÉS DE ENERGIAS E FREQUÊNCIAS
No seu nível mais elementar a realidade física é sustentada por vib...

25 de Julho, 2016

HIPOCLORIDRIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
HIPOCLORIDRIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Uma queixa muito frequente em meu consultório de Nutricionista/Terape...

27 de Julho, 2016

  • À medida que assisto os vídeos e/ ou leio as matérias fico mais feliz e satisfeita pela oportunidade de adquirir esse...
    18 de Agosto, 2020
  • Maria Helena perdigão

    Olá, Minha eterna gratidão aos profissionais que compartilham seus conhecimentos. Sinto-me agraciada . p...
    14 de Agosto, 2020
  • Cada vez mais empolgada com esses vídeos esclarecedores para as diversas dúvidas no uso dos frequenciais. Especialmen...
    24 de Junho, 2020
Curso de Formação em Saúde Quântica