28 de Julho, 2016

TERAPIA FREQUÊNCIA FLORAL NA CONSOLIDAÇÃO DE ENXERTO ÓSSEO AUTÓGENO E PARTICULADO

TERAPIA FREQUÊNCIA FLORAL NA CONSOLIDAÇÃO DE ENXERTO ÓSSEO AUTÓGENO E PARTICULADO
- Dr. Claudio Lucas Kochhann -

Relato de caso clínico:
A Paciente chegou ao consultório com trauma na região da maxila lado direito, devido à queda sofrida e consequente choque do rosto em uma escada de concreto. A mesma foi medicada e encaminhada para atendimento.

Após anestesia, iniciando a exploração do local contatou-se que o elemento 12 estava com muita mobilidade e ficou obvio que o dente tinha sofrido uma fratura radicular, sendo removido muito facilmente a coroa e parte da raiz, restando no alvéolo apenas o terço médio e apical da raiz. Optou-se pela instalação imediata de implante osseointegrável concomitantemente a enxerto de tecido ósseo particulado, removido da tuberosidade direita da paciente.

Foi realizada exodontia atraumática do resto radicular do elemento dental 12, através de periótomos e seccionamento dental. Após isto, constatou-se que havia grande perda óssea da parede vestibular, restando apenas um terço da altura desta.
Foi realizada a instalação de implante (neo dent13mmx3,75mm) o qual teve bom travamento mecânico.

Na sequência, foi realizada abordagem cirúrgica para a retirada da tuberosidade da maxila direita. Esta foi devidamente particulada e enxertada sobre a área de exposição do implante, por vestibular. Foram realizadas incisões de alívio no periósteo da área do retalho cirúrgico, no intuito de cicatrização por primeira intenção. É importante salientar que o periósteo da região foi devidamente preservado no descolamento cirúrgico inicial.

A paciente foi medicada no pós-cirúrgico com: Amoxicilina 500mg 1 comp. 6/6 horas por 5 dias; Nimesulide 100mg 1 caps. 12/12 horas por 3 dias ; Dipirona 500mg 1 comp. 6/6 horas, em caso de dor.

Após período de 3 meses, foi realizado exame de imagem tomográfica (cone beam) para avaliação através de cortes axiais e para sagitais. Pode-se observar plena formação de tecido ósseo na região vestibular do implante, conferindo uma tábua óssea cortical em toda extensão inciso-apical e mesio-distal.

O implante foi devidamente reaberto e observou-se total ósseointegração.
Considerações sobre o processo de osteogênese a partir da utilização de enxerto ósseo autógeno:
Na utilização de tecido ósseo autógeno (neste caso da tuberosidade da maxila) podemos esperar a osteogênese que se refere ao crescimento de osso a partir de células viáveis transferidas para dentro do enxerto. O osso autógeno é o único material de enxerto disponível com propriedades osteogênicas. Existem mais osteoblastos no osso medular (tuberosidade da maxila) do que no cortical. Novo osso pode ser regenerado (parede óssea vestibular no implante instalado) a partir de osteoblastos endosteais e células tronco da medula óssea transferidos com o enxerto. O mecanismo de crescimento ósseo no interior dos enxertos ósseos autógenos inclui três fases. Algumas células osteoblásticas transplantadas sobrevivem nos primeiros 3 a 4 dias através da nutrição do tecido vascular circulante. Os osteoblastos e células tronco na superfície do enxerto ósseo medular ou cortical que sobrevivem ao processo de transplante, são responsáveis pela proliferação e formação de novo tecido ósseo.

Foram utilizados no caso acima o Suplemento Mineral Zinco (3 vezes ao dia) e as Essências Vibracionais Florais Gengívic (10 gotas sublinguais, 3 vezes ao dia) e Petrosus (10 gotas sublinguais, 3 vezes ao dia).

Os Moduladores e Indutores Frequenciais Florais são produtos vibracionais que atuam auxiliando na harmonização das funções do organismo. Ao reequilibrar os campos de energia que ajudam a regular a fisiologia celular, a terapia vibracional procura reestruturar energeticamente a função celular.

Neste caso, o processo de cicatrização se deu de forma precisa em 3 meses. O osso cortical estava totalmente recuperado e até cresceu sobre a área de conexão do implante com a futura prótese. Em muitos casos esta cicatrização não ocorre de forma ideal, devido a desequilíbrios do sistema imunológico do indivíduo.

A medicina vibracional informativa e regenerativa estuda a qualidade da resposta ou defesa do organismo quando submetido a agressões físicas, ocupacionais, tóxicas e infecciosas. As essências vibracionais florais ajudam essencialmente a reequilibrar energeticamente a defesa do organismo, regulando o terreno biológico e aumentando a bioreceptividade celular.

Outros trabalhos de acompanhamento do uso dos frequenciais florais na odontologia estão sendo realizados com o apoio do Grupo Fisioquântic. Estes novos casos estão sendo documentados com tomografias iniciais, durante a cicatrização e finalização dos mesmos.

Este caso clínico foi realizado em parceria com o Dr. André Luiz de Oliveira / CRO-SC 8496, Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e Implante, Especialista em Periodontia e Pós-Graduado em implantes dentários e cirurgia oral menor.
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
uma nova ferramenta quântica de expansão da consciência

15 de Setembro, 2016

SAÚDE E CURA ATRAVÉS DE ENERGIAS E FREQUÊNCIAS
SAÚDE E CURA ATRAVÉS DE ENERGIAS E FREQUÊNCIAS
No seu nível mais elementar a realidade física é sustentada por vib...

25 de Julho, 2016

A INTERAÇÃO QUÂNTICA: MENTE E MATÉRIA
A INTERAÇÃO QUÂNTICA: MENTE E MATÉRIA
Einstein acreditava que os eventos quânticos não eram puramente alea...

03 de Agosto, 2016

A GRANDE LUZ DO SÉCULO XX
A GRANDE LUZ DO SÉCULO XX
Nos meados do século passado a humanidade teve a honra de ter convivi...

06 de Setembro, 2016

O QUE É BARRAS DE ACCESS?
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
uma nova ferramenta quântica de expansão da consciência

15 de Setembro, 2016

A FÍSICA DA INFINITAS POSSIBILIDADES
A FÍSICA DA INFINITAS POSSIBILIDADES
A física quântica provoca a seguinte questão: “Como podemos conti...

15 de Setembro, 2016

  • Samoel Gomes Ferreira

    Olá sou Samoel Gomes Ferreira (Samuca) meu filho de 11 anos é portador da Síndrome de Asperger, tratei com a Medicina...
    23 de Agosto, 2016
  • Obrigada por estas informações! Fez diferença na minha Vida, de agora pra frente!!! Obrigada!!!
    05 de Agosto, 2016
  • Karla Adryana Diniz Meireles

    Muito aprendizado nas aulas de biofactor, e homotoxicologia. Excelentes aulas. Grata pelos ensinamentos. Equipe fisioq...
    07 de Junho, 2016
Curso de Formação em Saúde Quântica