06 de Junho, 2016

A VISÃO QUÂNTICA

A VISÃO QUÂNTICA
- Dr. José Irineu Gitmam Golbspan -

Acredito que o que nos une a todos é que temos estudado e trabalhado para conhecer e entender como o nosso organismo funciona, como desequilibra e até se lesiona, e como podemos fazer para fazê-lo retornar à sua estrutura e funções normais, para que, comandado pelo espírito, possa atingir os altos fins de sua existência.

O que pensamos até agora tem muito de entendimento, mas ainda muito falta para uma verdadeira compreensão, no sentido de apreensão cientificamente fundamentada, dos mecanismos complexos que compõem a dinâmica orgânica humana.

No sentido puro, os físicos procuram entender e aprender as leis e mecanismos que regem o Universo da Física Quântica – num nível microscópico e a nós invisível de dentro do átomo – e ainda pretendem unificar as leis quânticas desde Einstein, há 100 anos, ao Universo da Física Clássica – no nível macroscópico e visível / newtoniano.

O que temos até aqui trabalhado é chamado de Medicina Quântica. Deveríamos mais precisamente chamar de “uma VISÃO quântica para Medicina”, já que ela não é outra medicina, mas sim, se propõe a ser uma visão ampliada, ou um diferente olhar dentro da Medicina.

Por quê? Porque não se pode excluir ou negar todo o conhecimento clássico da Medicina, como a Física Quântica (subatômica) não pode excluir ou negar a Física Clássica Newtoniana.
Qual é este nosso olhar?

O que conseguimos até o momento é visualizar – com as falhas e méritos, dos neófitos e pioneiros – a teia de complexidade, o arcabouço que forma e conforma a estrutura e a operação do organismo.
Vimos que um sistema tão complexo não pode responder apenas às leis da química simples submetida ao controle das leis da mecânica clássica. Chegamos à mesma conclusão dos físicos!
Assim como o Universo subatômico joga no jogo da existência e das Leis do Universo, o Universo subatômico e suas Leis jogam no jogo da Vida, onde nós e nossa saúde estão incluídos.
Assim como os físicos chamam a área de estudo das Leis do mundo subatômico e suas relações com o mundo supratomico de Física Quântica, é natural àqueles que estudam como e quando estas Leis e ações subatômicas agem sobre o nosso funcionamento orgânico se denominem Médicos (Psicólogos, Nutricionistas, Terapeutas e etc.) Quânticos.

Há que se discutir se esta denominação cabe apenas aos teóricos e estudiosos, ou se cabe àquele que utiliza na pratica clínica técnicas ou medicamentos originários e fundamentados nesta visão.
A diferença atual entre os Físicos Quânticos e os (se podemos chamar) Profissionais de Saúde Quânticos, é que o estudo dos físicos é considerado ciência e apoiado pelas instituições oficiais, enquanto que no momento atual a área da saúde ainda não é considerada oficialmente científica.

O único modo de passarmos à condição de ciência e, a partir daí, recebermos apoio e suporte para um desenvolvimento maior e necessário é através da realização de trabalhos científicos.
Daí, com certeza, o chamado reiterado da Dra. Rosangela Arnt, no último Congresso de Saúde e Terapias Quânticas, para que todos os presentes se empenhem ao máximo para a realização de trabalhos científicos, já que os canais para sua divulgação já se tornaram disponíveis pela visão lúcida do Grupo Uninter.

Enquanto escrevia este artigo pensei em como poderia resumir a visão quântica da saúde e definir, no meu ponto de vista, o que seria quântico - ou como os aspectos quânticos atuam em nosso organismo e nosso estado de saúde. As palavras que me vieram foram HIERARQUIA e QUALIDADE.

Vejamos se me consigo fazer entender.
Hierarquia porque as funções e estruturas estão hierarquizadas.

Vou dar um exemplo em uma ação simples: estou levantando meu braço. Tenho primeiramente a estrutura que se movimenta feita de ossos, músculos, articulações e seu suporte neurovascular. Esta estrutura está subordinada à atuação da química, pois o movimento que é realizado pela contração de alguns músculos e relaxamento de outros é resultado de reações químicas dentro das fibras musculares. Este movimento químico é subordinado à física clássica, pois de um lado ele depende do comando neuronal, que define quais músculos contraem e quais relaxam, e a atividade neuronal é basicamente elétrica, o que a coloca mais no reino da física do que da química. Por outro lado, a contração propriamente dita depende da movimentação de cargas carregadas mais ou menos positivamente, para dentro e fora das membranas celulares, definindo a contração ou o relaxamento.

Assim considerando, vemos que a contração está mais para a física que para química. Falei física clássica porque deslocamento de cargas e eletromagnetismo estão incluídos na física clássica.
Onde entra a Física Quântica e a subordinação hierárquica de todos citados à ela? Aqui entra a “qualidade”.
A meu ver o Quântico de todo processo é o mesmo que vem definindo os estudos dos físicos quânticos: o Observador!
Quem levantou o braço? De que forma (quanto, em que direção e em que velocidade) levantou o braço? Porque levantou o braço? Foi o espírito, a alma, o eu, o self, o ego, o id, ou seja, o nome que for dado por cada escola científico-filosófica àquela consciência que habita e/ou constrói o corpo.

Este Observador (vamos usar este nome porque é o termo que tem origem na física quântica) mais que construir a estrutura orgânica, mais que utilizar a estrutura orgânica, vai definir a QUALIDADE desta. Definir sua saúde, suas funções, suas emoções, sua mente, suas crenças, sua ação na existência, sua relações, suas doenças e sua morte. Todas as qualidades positivas e negativas, passivas e ativas, as QUALIDADES (quânticas?) individuais. Só a partir daí é que vamos entender, como profissionais da saúde, todas as convencionalidades e novidades da Medicina, o como e o porquê das doenças e da Saúde.
Ao(s) trabalho(s)!
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
uma nova ferramenta quântica de expansão da consciência

07 de Abril, 2020

ABANDONANDO O ESTRESSE
ABANDONANDO O ESTRESSE

19 de Outubro, 2018

ANFETAMINAS BOAZINHAS?
ANFETAMINAS BOAZINHAS?

14 de Novembro, 2018

  • À medida que assisto os vídeos e/ ou leio as matérias fico mais feliz e satisfeita pela oportunidade de adquirir esse...
    18 de Agosto, 2020
  • Maria Helena perdigão

    Olá, Minha eterna gratidão aos profissionais que compartilham seus conhecimentos. Sinto-me agraciada . p...
    14 de Agosto, 2020
  • Cada vez mais empolgada com esses vídeos esclarecedores para as diversas dúvidas no uso dos frequenciais. Especialmen...
    24 de Junho, 2020
Curso de Formação em Saúde Quântica