26 de Novembro, 2015

SAÚDE DO CORAÇÃO

SAÚDE DO CORAÇÃO
Dra. Lara Regina Ferreira Alves

Falar de saúde é um prazer e uma honra! Neste primeiro contato gostaria de falar sobre a saúde do coração de uma maneira simples, mas que ajudasse a repensar nosso atual modo de vida. A mudança do estilo de vida é capaz de produzir efeitos mais estáveis e duradouros na saúde cardiovascular.

Este é um convite para juntos fazermos um caminho dentro da fisiologia do sistema cardiovascular e criar condições para que as células cardíacas possam expressar o que sabem fazer de melhor.

O coração é um órgão que se situa no centro do tórax. É um orgão muscular oco que bombeia o sangue de forma que este circule pelo corpo. Como todo líquido, para fluir, o sangue sai de um local de maior pressão (o coração) para um local de menor pressão (leito vascular). O movimento de contração cardíaca (sístole) e relaxamento (diástole) do coração gera essa diferença de pressão. Pulsando a cada 60 – 80 vezes por minuto, incessantemente, num ritmo contínuo e harmonioso. Assim funciona o coração durante toda a nossa existência.

Diversas situações facilitam esse processo: o controle do peso, a atividade física e a harmonia das emoções.

Uma dieta equilibrada rica em verduras, frutas e legumes pode proporcionar os nutrientes necessários para o funcionamento adequado das células. A diminuição da ingestão de alimentos industrializados ricos em corantes, conservantes, aromatizantes, gera uma menor intoxicação, uma vez que expõe o organismo a uma menor quantidade de substâncias que prejudicam o metabolismo.

Uma comparação simples para visualizar este fato: quando compramos verduras, legumes e frutas direto com o produtor numa feira livre, geralmente acondicionamos estes alimentos adquiridos em sacolas plásticas simples. Já os alimentos industrializados geralmente estão em embalagens mais elaboradas. Podemos ver de uma maneira física o lixo residual produzido em menor escala na compra na feira livre em comparação com o lixo produzido pelos produtos industrializados. No nosso organismo é a mesma coisa. Alimentos orgânicos produzidos com uma carga menor de agrotóxicos e defensivos agrícolas produzem uma menor quantidade de moléculas agressivas aos nossos sistemas enzimáticos. Essa é uma maneira simples, eficaz e objetiva de ajudar a saúde do coração.

A atividade física regular e sem sobrecargas ajuda a circulação do sangue pelo sistema cardiovascular. Manter-se em movimento – eis o segredo.

A função do coração é propelir o sangue oxigenado para os tecidos periféricos, de acordo com as necessidades metabólicas. Um raciocínio lógico: se não existe necessidade metabólica (inatividade/repouso) não haverá demanda e por isso ocorre a estagnação. Sangue parado, que não circula, coagula. Na microcirculação, a permeabilidade dos capilares e a circulação dos nutrientes dependerão do uso/desuso. O movimento faz com que as trocas celulares se intensifiquem, gerando a necessidade de absorção de nutrientes e a excreção dos restos metabólicos.

Por fim a harmonia das emoções. Ainda que engatinhando, a ciência cartesiana vem descobrindo a importância das emoções na saúde cardiovascular. Já é descrito que uma forte contrariedade, gerando raiva, pode desencadear uma arritmia cardíaca como a fibrilação atrial. Vários trabalhos científicos apontam a correlação entre infarto do miocárdio e depressão. Quem nunca sentiu um aperto no peito ao ficar sabendo do falecimento de uma pessoa querida? Precisamos atentar para entender que da mesma forma que os alimentos ricos em açúcares e gorduras geram um lixo metabólico que sobrecarrega os sistemas enzimáticos das nossas células, as nossas emoções doentias – ira, rancor, orgulho, raiva, tristeza – também geram lixo!

A descarga de neurotransmissores – principalmente adrenalina e noradrenalina – desencadeia uma série de eventos que no coração promove geralmente o aumento da frequência cardíaca e o aumento da pressão arterial. Estes picos de sobrecarga numa pessoa estressada, fumante, obesa e sedentária, geralmente desencadeiam uma doença aguda – infarto agudo do miocárdio, arritmia, acidente vascular cerebral.

Ao pensar em saúde do coração, temos que pensar holisticamente. O corpo humano é nutrido pelos alimentos e pelas emoções. É a harmonia que faz a vida fluir de forma saudável e longeva.
O que você pode fazer agora pela saúde do seu coração?
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
uma nova ferramenta quântica de expansão da consciência

15 de Setembro, 2016

SAÚDE E CURA ATRAVÉS DE ENERGIAS E FREQUÊNCIAS
SAÚDE E CURA ATRAVÉS DE ENERGIAS E FREQUÊNCIAS
No seu nível mais elementar a realidade física é sustentada por vib...

25 de Julho, 2016

HIPOCLORIDRIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
HIPOCLORIDRIA E SUAS CONSEQUÊNCIAS
Uma queixa muito frequente em meu consultório de Nutricionista/Terape...

27 de Julho, 2016

ANFETAMINAS BOAZINHAS?
ANFETAMINAS BOAZINHAS?

14 de Novembro, 2018

NOVIDADE: CONSTFLAN E GLICOCEPT
NOVIDADE: CONSTFLAN E GLICOCEPT
GERENCIAMENTO ENERGÉTICO E VIBRACIONAL DO ORGANISMO

01 de Novembro, 2018

Vírus da herpes pode ser a causa do Alzheimer, diz neurobiologista
Vírus da herpes pode ser a causa do Alzheimer, diz neurobiologista
Cientistas buscam maiores informações para encontrar relação entre...

01 de Novembro, 2018

  • Samoel Gomes Ferreira

    Olá sou Samoel Gomes Ferreira (Samuca) meu filho de 11 anos é portador da Síndrome de Asperger, tratei com a Medicina...
    23 de Agosto, 2016
  • Obrigada por estas informações! Fez diferença na minha Vida, de agora pra frente!!! Obrigada!!!
    05 de Agosto, 2016
  • Karla Adryana Diniz Meireles

    Muito aprendizado nas aulas de biofactor, e homotoxicologia. Excelentes aulas. Grata pelos ensinamentos. Equipe fisioq...
    07 de Junho, 2016
Curso de Formação em Saúde Quântica