26 de Novembro, 2015
SAÚDE DO CORAÇÃO
Dra. Lara Regina Ferreira AlvesFalar de saúde é um prazer e uma honra! Neste primeiro contato gostaria de falar sobre a saúde do coração de uma maneira simples, mas que ajudasse a repensar nosso atual modo de vida. A mudança do estilo de vida é capaz de produzir efeitos mais estáveis e duradouros na saúde cardiovascular.
Este é um convite para juntos fazermos um caminho dentro da fisiologia do sistema cardiovascular e criar condições para que as células cardíacas possam expressar o que sabem fazer de melhor.
O coração é um órgão que se situa no centro do tórax. É um orgão muscular oco que bombeia o sangue de forma que este circule pelo corpo. Como todo líquido, para fluir, o sangue sai de um local de maior pressão (o coração) para um local de menor pressão (leito vascular). O movimento de contração cardíaca (sístole) e relaxamento (diástole) do coração gera essa diferença de pressão. Pulsando a cada 60 – 80 vezes por minuto, incessantemente, num ritmo contínuo e harmonioso. Assim funciona o coração durante toda a nossa existência.
Diversas situações facilitam esse processo: o controle do peso, a atividade física e a harmonia das emoções.
Uma dieta equilibrada rica em verduras, frutas e legumes pode proporcionar os nutrientes necessários para o funcionamento adequado das células. A diminuição da ingestão de alimentos industrializados ricos em corantes, conservantes, aromatizantes, gera uma menor intoxicação, uma vez que expõe o organismo a uma menor quantidade de substâncias que prejudicam o metabolismo.
Uma comparação simples para visualizar este fato: quando compramos verduras, legumes e frutas direto com o produtor numa feira livre, geralmente acondicionamos estes alimentos adquiridos em sacolas plásticas simples. Já os alimentos industrializados geralmente estão em embalagens mais elaboradas. Podemos ver de uma maneira física o lixo residual produzido em menor escala na compra na feira livre em comparação com o lixo produzido pelos produtos industrializados. No nosso organismo é a mesma coisa. Alimentos orgânicos produzidos com uma carga menor de agrotóxicos e defensivos agrícolas produzem uma menor quantidade de moléculas agressivas aos nossos sistemas enzimáticos. Essa é uma maneira simples, eficaz e objetiva de ajudar a saúde do coração.
A atividade física regular e sem sobrecargas ajuda a circulação do sangue pelo sistema cardiovascular. Manter-se em movimento – eis o segredo.
A função do coração é propelir o sangue oxigenado para os tecidos periféricos, de acordo com as necessidades metabólicas. Um raciocínio lógico: se não existe necessidade metabólica (inatividade/repouso) não haverá demanda e por isso ocorre a estagnação. Sangue parado, que não circula, coagula. Na microcirculação, a permeabilidade dos capilares e a circulação dos nutrientes dependerão do uso/desuso. O movimento faz com que as trocas celulares se intensifiquem, gerando a necessidade de absorção de nutrientes e a excreção dos restos metabólicos.
Por fim a harmonia das emoções. Ainda que engatinhando, a ciência cartesiana vem descobrindo a importância das emoções na saúde cardiovascular. Já é descrito que uma forte contrariedade, gerando raiva, pode desencadear uma arritmia cardíaca como a fibrilação atrial. Vários trabalhos científicos apontam a correlação entre infarto do miocárdio e depressão. Quem nunca sentiu um aperto no peito ao ficar sabendo do falecimento de uma pessoa querida? Precisamos atentar para entender que da mesma forma que os alimentos ricos em açúcares e gorduras geram um lixo metabólico que sobrecarrega os sistemas enzimáticos das nossas células, as nossas emoções doentias – ira, rancor, orgulho, raiva, tristeza – também geram lixo!
A descarga de neurotransmissores – principalmente adrenalina e noradrenalina – desencadeia uma série de eventos que no coração promove geralmente o aumento da frequência cardíaca e o aumento da pressão arterial. Estes picos de sobrecarga numa pessoa estressada, fumante, obesa e sedentária, geralmente desencadeiam uma doença aguda – infarto agudo do miocárdio, arritmia, acidente vascular cerebral.
Ao pensar em saúde do coração, temos que pensar holisticamente. O corpo humano é nutrido pelos alimentos e pelas emoções. É a harmonia que faz a vida fluir de forma saudável e longeva.
O que você pode fazer agora pela saúde do seu coração?
MAIS ARTIGOS
O QUE É BARRAS DE ACCESS?
uma nova ferramenta quântica de expansão da consciência
07 de Abril, 2020
ABANDONANDO O ESTRESSE
19 de Outubro, 2018
ANFETAMINAS BOAZINHAS?
14 de Novembro, 2018
Artigo em revista científica da FIOCRUZ destaca a ação dos Florais Quânticos
07 de Outubro, 2020
Florais e mais Práticas Integrativas na Assistência à COVID-19
08 de Junho, 2020
O Emprego da Terapia Floral no Contexto da Atual Pandemia
08 de Junho, 2020
Maria Helena perdigão
Olá, Minha eterna gratidão aos profissionais que compartilham seus conhecimentos. Sinto-me agraciada . p...